The Best 2023: FIFA anuncia finalistas de melhor jogador do mundo

Mbappé, Messi e Haaland vão disputar o prêmio do grupo. O vencedor será anunciado em janeiro


A FIFA anunciou nesta quinta-feira os três finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo durante o The Best 2023. O atual vencedor do prêmio, o craque argentino Messi, ex-Paris Saint-Germain e atualmente no Inter Miami, concorre com o norueguês. Haaland, do Manchester City, e o francês Mbappé, do PSG. O vencedor será desvendado durante cerimônia em Londres, marcada para 15 de janeiro de 2024.

Para os homens, o The Best 2023 tem um período de avaliação mais curto do que o habitual, que vai de 19 de dezembro de 2022, um dia após a Copa do universo do colhar a 20 de agosto de 2023.

Haaland terminou a temporada europeia com 55 gols, 32 dos quais marcados durante o Best. Isso lhe rendeu um prêmio. Além de muitos prêmios Melhor jogador europeu da temporada 2022/23, Chuteira de Ouro com recorde de 36 gols na Premier League. e artilheiro do elástico dos Campeões (12 gols). Ele também desempenhou um papel fundamental ao ajudar o Manchester City a conquistar uma rebatida tripla inédita no elástico dos Campeões, Premier League e Copa da Inglaterra.

Messi tornou-se o artilheiro das cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) com 496 gols. Ele e Mbappé encerraram a temporada europeia com o subtítulo do campeonato francês.

Os melhores indicados de 2023 foram anunciados em setembro. Havia 12 nomes na lista, metade dos quais eram jogadores do Manchester City; Com exceção de Vinicius Junior, o atacante do Real Madrid e nome brasileiro de maior destaque na temporada europeia também entrou nesta lista.

Como funciona o FIFA The Best?

A FIFA premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e o melhor jogador desde 2001. O FIFA The Best, no formato atual, foi criado em 2016. A atual cerimônia também premia o melhor goleiro, o melhor goleiro, o melhor jogador de futebol treinador, o melhor treinador ou o melhor treinador do futebol feminino, o gol mais bonito do prêmio Puskás, mas também o fair play e a torcida.

A comissão técnica da empresa formada por ex-jogadores, determina a lista de finalistas da categoria masculina. Para The Best 2023, eles representar as seguintes recomendações:

O colégio eleitoral do prêmio designa então o vencedor. Este colégio é formado por jornalistas, capitães, treinadores de seleções e público, graças à votação online. Cada grupo tem um peso de 25 % na nota final.

Desde 2016, a FIFA utiliza a temporada europeia como período de análise. Porém, com a Copa do universo no final de 2022, o Fifa The Best 2022 levou em conta um ano e meio de votação: de agosto de 2021 a dezembro de 2022. Fifa The Best 2023, com a avaliação de dezembro de 2022 a agosto de 2023, trata-se de um ajuste ao modelo utilizado em anos anteriores.

O galardão de melhor jogador do mundo foi combinado com a bola de Oiro, tradicional troféu atribuído pela France Football, entre 2010 e 2015. Contudo, os dois prémios traspassaram a ser distintos e têm modelos de votação diferentes. Messi ganhou a bola de Ouro pela oitava vez.

Recomendamos

?>